Devido ao marketing digital ser um mundo muito vasto e repleto de linguagens muito próprias, provavelmente, você ainda se pergunta: CPC – O que é?
A sigla CPC, que nasceu dentro da plataforma de anúncios online da Google, pertence a família do CPM e também do CPA, aos quais você também já deve ter ouvido falar em algumas ocasiões. Certo?
Por pertencerem a mesma família, elas são bastante confundidas. De maneira geral, elas são iguais à primeira vista, mas com uma visão mais aprofundada, são bastante distintas!
A essa altura, você já desconfia do que se trata a sigla, o que facilita ainda mais o entendimento pleno sobre o assunto.
Pois bem, basicamente, o CPC se refere à uma forma de cobrança do Ads, nomeada de Custo por Clique. É nesse ponto que ela se aproxima das outras, CPM e CPA, já que também são formas de cobrança.
A grande diferença está na especificidade. Ou seja, o CPC, embora seja uma forma de cobrança, utiliza-se de um critério diferente das outras opções.
Como funciona o CPC (Custo Por Clique)?
Para que você entenda plenamente o CPC (Custo Por Clique), vamos lhe explicar de forma mais aprofundada como funciona essa forma de cobrança.
Bem, quando se anuncia no Ads, uma das fases de configurações da campanha é a definição do orçamento e, claro, como o anunciante será cobrado em relação a esse montante.
Entre as opções, está o CPC. O que significa que, quando escolhida, o Ads descontará do seu orçamento a cada vez que o usuário pertencente ao seu público alvo clicar em seu anúncio.
Vamos a um exemplo prático para que tudo fique ainda mais claro:
- Imagine que você vai anunciar o seu curso digital no Ads;
- Na hora de fazer a escolha por tipo de cobrança, você seleciona o CPC, ou seja, custo por clique;
- Os seus anúncios começarão a ser exibidos, mas você ainda não será cobrado;
- Isso porque, o Google Ads só descontará um valor do seu orçamento, quando um usuário potencialmente interessado no seu curso digital clicar no anúncio exibido.
Simples, não é? É possível trabalhar com o CPC de diversas formas, pois ele também é baseado em lances.
Na maioria das vezes, define-se um lance máximo de custo por clique, que nada mais é que o máximo que você deseja pagar quando um usuário clicar em seu anúncio.
Também é possível utilizar o CPC otimizado, onde a própria plataforma realiza ajustes no intuito de conquistar maior performance e conversões, por meio de uma combinação do lance manual com lances inteligentes.
E, aí? Conseguiu entender o CPC?
Se ficou com dúvidas, conte com a ajuda especializada da Creatize, esperamos o seu contato.