Se você é proprietário de uma empresa e gostaria de faturar com as redes sociais, você precisa ter em mente que um dos passos mais importantes para isso, é ter uma boa gestão das redes socais, com profissionais especialistas na criação de estratégias e produção de conteúdo.
Mas o que é essa gestão de redes sociais?
São ações estratégicas desenvolvidas propriamente para o seu perfil, de modo que seja possível extrair o maior potencial delas, vai muito além de se inspirar em posts da concorrência ou publicar algo na semana só para não deixar o perfil inativo.
E por isso, para você entender como impulsionar o seu negócio nas redes sociais, é essencial que você siga essas dicas que falaremos a seguir.
1. Estabeleça um objetivo
Você quer ganhar curtidas? Seguidores? Fazer vendas? É importante primeiramente definir o que você quer, para saber o que é preciso fazer para conseguir.
Inicialmente, recomendamos escolher um objetivo de focar nele, mas para muitas empresas, os objetivos são todos esses acima, porém é importante estabelecer primeiro um foco para saber quais ações tomar e quais estratégias adotar para chegar em algum lugar.
E, conforme os resultados forem começando a aparecer, você pode ir ajustando e alterando suas ações e estratégias, de modo a alcançar todos os objetivos!
2. Escolha as redes sociais corretas
Existem diversas redes sociais na internet, por isso é importante que você saiba quais funcionam melhor para o seu negócio, de modo que você possa investir o seu tempo no que trará mais retorno.
O primeiro passo é mensurar em quais canais o seu cliente está, para após isso destinar os seus esforços para essas redes sociais, mas procure não exagerar, procure se posicionar de 3 a 5 redes sociais apenas.
3. Crie um calendário editorial
Para ter resultados, é essencial que você defina e organize muito bem os seus conteúdos, para ter um cronograma que estabeleça a sua rotina de publicações.
Assim ficando muito mais fácil de planejar os seus conteúdos, como a frequência, horários, formatos, canais, etc…
Isso porque, se você publica de vezes em quando, ou só quando sobra um tempo no dia, como seus clientes irão acompanhar você se nunca saberão quando você fará uma nova publicação?
4. Automatize os processos
O serviço é muito trabalhoso, ainda mais quando você tem uma alta regularidade de conteúdos, por isso é importante que você automatize alguns processos para facilitar a sua rotina.
Por exemplo, nós trabalhamos com pelo menos 4 ferramentas que nos auxiliam nessa produção como:
- Google Sheets: Organizando o calendário editorial
- Trello: Organizando os conteúdos pelo seu status de pré e pós produção
- mLabs: Para poder agendar conteúdos no feed multicanais
- Business Suite: Para agendar stories
Mas existem outras ferramentas como: RD Station, Etus, Notion, Estúdio de Criação, etc…
5. Avalie seus resultados
Não existe fórmula mágica! Então tenha certeza de estar sempre avaliando seus conteúdos e estratégias para entender a sua efetividade, não adianta insistir em algo que você acha legal, se a sua audiência e se a sua persona não gosta.
Por exemplo, se você gosta de fazer lives pela manhã, avalie se nestes dias são os ideais para o seu público, avalie se é o horário que eles poderão acompanhar o seu perfil, ou quem sabe você poderá avaliar em uma possível troca de horário para tingir uma fatia melhor de audiência.
Pronto! Seguindo as dicas deste artigo, você já estará muito mais preparado para fazer uma boa gestão das suas redes sociais!